Nossos queridos Profis de Arte da rede, Carlos Valério – CEI Cecília, Prof.ª Yara Maria Duarte – EBM Profª. Ruth Faria dos Reis e o Prof.º Andrei Rafael Galhowski – E.B.M. Prof. Donato Alípio de Campos e E.B.M. Olga de Andrade Borgonovo, prepararam um super material para conhecermos melhor desse grande artista!
As formas tridimensionais do artista escultor Luke Jerram
A arte esta presente em nosso cotidiano por meio de diferentes formas, cores e linguagens.No que diz respeito a forma, podemos dizer que há dois tipos: bidimensional e tridimensional.
Uma forma bidimensional possui duas dimensões: Altura e largura. A dimensão é algo que pode ser medido, por exemplo: a altura, a largura ou comprimento.
Um objeto tridimensional (3D) possui três dimensões: largura, comprimento e altura.

Diferença de uma forma bidimensional para uma forma tridimensional
O mundo em que viviemos é um mundo tridimensional. Portanto, os objetos que possuimos (computador, televisão, mesa, bola, etc) são tridimensionais.
Uma escultura por exemplo, possui três dimensões: altura, largura e profundidade.Exemplo de uma obra trimensional- “Dandara”-Rubem
Robierb.

O artista Luke Jerram é um exemplo de artista que já produziu diferentes obras tridimensionais ao longo de sua carreira. Conforme Daraya (2014), o artista revela a beleza escondida por trás de diferentes doenças.
Vírus e bactérias representados diante dos olhos do espectador por meio diferentes formas, cores e texturas. Abaixo buscamos apresentar algumas das obras deste artista:

Outra obra, muito emblemática representa o vírus Ebola. A obra escultórica
também foi produzida em vidro. A febre Hemorrágica viral, conforme Daraya (2014) recebeu este nome por ter sido encontrada primeiramente no rio Ebola, localizado na República Democrática do Congo.

A pandemia do vírus H1N1 também foi representada pelo artista. Conforme Daraya (2014), o vírus atingiu o artista enquanto estava produzindo a obra e segundo o artista, foi feita como meio de representação alternativa do vírus.

A próxima obra de Luke Jerram que iremos apresentar representa o HPV.
Conforme Daraya (2014), O papilomavírus humano se refere a um grupo que pode englobar mais de uma centena de direntes vírus transmitidos sexualmente. Podem provocar formação de lesões na uretra, pele e outras regiões do corpo.

Vamos pensar sobre esse assunto?
– Faça um estudo bidimensional ( desenho) a respeito da forma do Novocoronavírus,escolhendo as formas e cores que serão utilizadas.
– Após esse estudo, vamos fazer uma escultura de garrafa pet do Coronavírus?!
Material: 2 garrafas pet, tesoura, fita adesiva, régua, canetas permanentes ou semelhantes, vasilhames, tintas, pincéis, pano e água.
Assista o vídeo que contém todo o passo a passo da produção da escultura idealizada pelos professores de Arte da rede municipal de ensino de Biguaçu-SC!
“Utilize sua criatividade por meio da expressão de suas ideias!”
Fonte das imagens:
- http://blogartecedvf.blogspot.com/2011/07/forma-parte-2.html
- https://tribunadoceara.com.br/noticias/cotidiano-2/artista-brasileiro-homenageia-dandara-com-escultura-exposta-emnova-
york/ - Fonte do texto:
https://exame.abril.com.br/ciencia/veja-16-esculturas-que-revelam-a-arte-escondida-em-virus-e-bacterias/ (Acesso
31/03/2019) - https://brainly.com.br/tarefa/374792#readmore
Foi muito bom ter contribuído com o Blog na produção desta postagem.
Não tinha conhecimento sobre a obra do artista Luke Jerram.
Simplesmente um trabalho fantástico.
E achei a ideia da profe Yara muito interessante na sugestão da construção do objeto tridimensional.
CurtirCurtir