Ensino Fundamental Você Sabia?

Alguém aí já ouviu falar em “Stop Motion”? O Prof.º Andrei,da EBM Olga Borgonovo e EBM Donato,vai explicar melhor!

Hoje iremos aprender a como criar animações em Stop Motion  utilizando celulares e o aplicativo Pic Pac.

Mas antes de criarmos este tipo de animação, que tal aprender um pouquinho do que é Stop Motion?

Conforme Magalhães (2015), as palavras Stop Motion tem origem inglesa e traduzido para o português significam “movimento parado”, que a rigor é o fundamento de qualquer suporte audiovisual. A ilusão de movimento é feita por meio de uma sucessão de imagens fixas. No que diz respeito a utilização desta linguagem no meio profissional, o autor afirma que  este tipo de animação utiliza objetos reais tais como: bonecos, massinha, móveis, caixas, etc.

            Segundo Brioschi (2003), esta ilusão causada no cérebro é denominada como persistência de visão e esse fenômeno foi descoberto em 1820. Nesse século ainda foram inventadas a fotografia e o cinema.

Um dos primeiros filmes do cinema a utilizar este recurso foi “ King Kong”  e que foi produzido no ano de 1933.

Assita trechos do filme aqui:

A linguagem de animação em Stop Motion pode ser explorada na sala de aula como uma grande  possibilidade pedagógica, por utilizar recursos acessíveis.

Compartilhamos com vocês uma animação em Stop Motion produzido para uma campanha publicitária.

Assista o vídeo aqui:

Dicas  para a criação de uma animação em Stop Motion

Para Bossler (2010), existem quatro etapas para de produzir uma animação em Stop Motion de modo simples: a) a escolha da história também chamado roteiro; b) construção de cenários e a modelagem dos personagens; c) produção dos registros fotográficos que incide em fotografar o personagem, modificar manualmente o seu movimento e fotografá-lo novamente; d) transferência das fotos registradas para um computador e posteriormente a utilização de programas de edição de vídeo. ( no nosso caso utilizaremos o celular).

Outro recurso muito importante a ser utilizado na construção de uma animação é o storyboard, que conforme Santos (2014), permite pensar no visual para melhor desenvolvimento das ideias contidas no roteiro. Este recurso auxilia o cineasta a visualizar o que deve ser alterado e o que funcionaria na prática, consistindo na possibilidade de experimentação de composições das cenas, o pensar na fotografia, como os personagens irão agir e como será a iluminação das cenas.

Por se tratar de uma linguagem que pode utilizar objetos de fácil acesso e manuseio, conforme Magalhães (2015), no espaço escolar é possível produzir uma animação em Stop Motion utilizando cenários construídos com cartolinas, bonecos de massinha simples e com fundo infinito com papel-cartão branco para eliminar cantos indesejáveis ou fixar objeto.

Depois da finalização do roteiro, a próxima etapa é  produzir as fotografias que serão utilizadas na animação. Para isso fique atento para que as fotografias não saiam tremidas e as cenas  (também chamadas de quadros) estejam em sequências.

Atualmente, os smartphones apresentam diversos aplicativos que nos permitem editar fotos, produzir vídeos e animações.Um destes aplicativos é o Pic Pac, disponível gratuitamente na loja  Google Play. Para isso, estamos disponibilizando um tutorial disponível no canal do youtube Tec Educa.

Assista o tutorial aqui:

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e tente experimentar essa nova técnica. Até a próxima!!!

REFERÊNCIA

BRIOSCHI, Gabriela. Arte e Hoje 7ª Série. São Paulo: Editora FTD S.A, 2003.

GALKOWSKI, A. R. . A fotografia e a linguagem de animação na formação do professor de arte : entre percepções da linguagem fotográfica, os letramentos digital e da visualidade na educação básica. Curitiba 2019 (Dissertação)

MAGALHÃES, M. Cartilha Anima Escola: Técnicas de animação para professores e alunos. 2ªed. Rio de Janeiro: Ideia, 2015.

SANTOS, T. F. ; MODESTO, M. A. ; ARAUJO, M. I. O. Da ilusão de movimento à composição de animações: stop motion na formação inicial de professores. in: 8° encontro internacional de formação de professores 9º fórum permanente de inovação educacional, 2015, aracaju-se. estado, escola e sociedade na perspectiva da internacionalização: desafios das políticas públicas docentes nos planos de educação, 2015. Disponível em: < https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/1279&gt;. Acesso em: 14 abr 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: